Grade Curricular & Creditação
A GRADE CURRICULAR do PPGBioEvo encontra-se normatizada por seu Regimento Interno, Capítulo V, Seção I - DAS FINALIDADES, Art. 16o ao 21o, assim como em sua Seção IV - DA CREDITAÇÃO. Em síntese, o currículo pode ser subdivido em três elementos norteadores obrigatórios ao pessoal discente dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGBioEvo:
Disciplinas
Atividades curriculares
Trabalho de conclusão
DISCIPLINAS
As disciplinas têm caráter obrigatório ou opcional. Discentes de Mestrado deverão cursar o número de oito créditos em disciplinas obrigatórias. Discentes de Doutorado de origem no mestrado do PPG em Biodiversidade e Evolução estão dispensados(as) de cursar disciplinas de caráter obrigatório [Sistemática e Biogeografia] e [Processos evolutivos], exceto [Comunicação Científica]. Demais discentes poderão solicitar dispensa mediante apresentação do histórico escolar do mestrado, acompanhado das respectivas ementas, que será julgado e avaliado a critério pelo colegiado. Abaixo (Fig.1), veja exemplo de como o corpo discente poderia montar sua grade curricular.
Figura 1. Disciplinas e atividades obrigatórias na grade curricular do PPG em Biodiversidade e Evolução em ano hipotético do Mestrado.
ATIVIDADES CURRICULARES
As
atividades curriculares
possuem caráter obrigatório (OB) ou optativo (OP) para
Mestrado (M) e/ou Doutorado (D):
a) OB
(M/D) - Fundamentos de
Redação Científica
b)
OB
(M/D) -
Seminários
c)
OB
(M/D) - Pesquisa Orientada
d)
OB
(M/D)
- Projeto de
Dissertação ou Tese
e) OB
(D) - Exame
de Qualificação
f)
OB
(M) -
Tirocínio Docente Orientado (TDO) ou Estágio Docente Orientado
I —
EDO I
g) OB
(D) -
Tirocínio Docente Orientado (TDO) ou Estágio Docente Orientado
II —
EDO II
h) OB
(M/D)
- Trabalho de Conclusão: Dissertação ou Tese
*Um diferencial importante nos cursos do PPGBioEvo é o desenvolvimento do EDO como Curso de Verão, prática desenvolvida inteiramente por discentes do curso e supervisionada por docentes do Programa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO
O Trabalho de Conclusão de curso (TCC ou TC) está normatizado sa Seção V do RI. Em síntese, será exigido a apresentação de Dissertação para o Mestrado e de Tese para o Doutorado como trabalho de conclusão que revele aptidão do(a) discente para a pesquisa e o domínio de conhecimento específico relativo à área de concentração do Programa.
Creditação
A CREDITAÇÃO está normatizada na Seção IV do Regimento Interno. Às disciplinas e atividades curriculares obrigatórias serão atribuídos créditos compatíveis com suas características ou exigências (Art. 31o). Cada unidade de crédito corresponderá a 17 (dezessete) horas de aulas (Art. 32o). Créditos adicionais poderão ser auferidos pelo aproveitamento de créditos obtidos em outros cursos e através da publicação de trabalhos científicos relacionados ao tema da dissertação ou tese, sendo o(a) discente e o(a) orientador(a) coautores(as), obedecendo às Normas Complementares (ver Art. 35o).
Os requisitos
mínimos para a conclusão do Curso de Mestrado (M) e
Doutorado (D) são (Art. 33o e Art. 34o):
i. mestrado: 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas e atividades curriculares;
ii. doutorado: 16 créditos em disciplinas e atividades curriculares; vetado aproveitamento de disciplinas cursadas e aproveitadas no mestrado;
iii. aprovação nas atividades previstas para o Curso;
iv. aprovação da Dissertação (M) ou Tese (D).