Not seeing a Scroll to Top Button? Go to our FAQ page for more info.

 

Por onde andam nossos egressos?

Priscila camelier de assis cardoso - turma de 2008

Meu nome é Priscila Camelier, sou Bióloga, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fiz meu mestrado. Sou mestra em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal, que ampliou e, hoje, é o PPG em Biodiversidade e Evolução (PPG BioEvo). Tenho muito orgulho em dizer que fiz parte da primeira turma deste programa e que, como discente, ajudei de certa forma a construir o que hoje é o PPGBioEvo. Porque o BioEvo é isto: um sonho que se tornou realidade porque muitas pessoas, incluindo alunos(as) e egressos(as), doaram-se para que ele não só saísse do papel, como também superasse todas as expectativas.

Após concluir o mestrado, fiz doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Sou doutora em Ciências pelo Programa de Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade do Museu de Zoologia da USP, onde também comecei um pós-doutorado, mas que interrompi para realizar o maior de todos os meus sonhos profissionais: assumir o cargo de docente no Instituto de Biologia da UFBA! É isto mesmo! Em 2018 fui aprovada no concurso para docente da UFBA e, desde então, sou professora do IBIO, onde coordeno o Laboratório de Sistemática e Biogeografia Animal (SIBA) e também onde já fui coordenadora do Museu de História Natural da Bahia. Assim que ingressei como professora, fiz absoluta questão de me credenciar ao PPGBioEvo e, desde 2019, faço parte do corpo docente do programa. No PPGBioEvo, oriento/cooriento discentes de mestrado e doutorado, ministro várias disciplinas (obrigatórias e optativas) e contribuo sempre que posso com a parte administrativa/organizacional (e.g., colegiado, comissões, bancas).

Desde o começo da minha formação trabalho com peixes de água doce, mais especificamente nas linhas de pesquisa Sistemática e Biogeografia. Sistemática é área da ciência que busca conhecer, descrever e classificar a biodiversidade, bem como entender a história evolutiva entre os organismos. Já a Biogeografia, é a ciência que estuda a distribuição destes organismos no espaço e no tempo! Para desenvolver minhas pesquisas, eu utilizo tanto dados morfológicos quanto dados moleculares. Sou apaixonada pela Mata Atlântica e tenho concentrado meus esforços para estudar os peixes de água doce dos rios deste domínio, mas também tenho alguns trabalhos na bacia Amazônica. Já descrevi mais de 20 espécies de peixes e tenho muito orgulho disto! A maioria das espécies que descrevi foi descoberta por conta dos projetos que desenvolvi no PPGBioEvo, seja no meu mestrado ou depois dele. Em 2023, descreveram uma espécie de peixe em minha homenagem e este foi um dos maiores reconhecimentos profissionais que eu já tive: Amazonichthys camelierae Esguícero & Mendonça.

Como mulher e cientista, acho importante destacar que tive a sorte de ter tido mulheres que foram crucias para minha formação. Elas serviram como exemplo, inspiração e foram verdadeiras mentoras. Aprendi a fazer ciência com mulheres e tenho certeza de que isto fez toda a diferença em minha vida. Também tive a sorte de ter encontrado um verdadeiro mestre em meu caminho, que sempre me incentivou e confiou em meu trabalho. Já participei de três coletivos de apoio a mulheres na ciência: o grupo Ictiomulheres (ainda faço parte de maneira ativa), a Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência e o coletivo Mulheres na Zoologia e tenho muito orgulho disto. As redes de apoio são fundamentais em quaisquer lutas, o que inclui a luta contra a disparidade de gênero na Ciência! O PPGBioEvo é um programa que tem uma participação feminina muito expressiva, seja no corpo discente ou docente, e acho isso incrível!

O meu maior objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas e quando eu descobri que poderia fazer isto através da ciência e educação, tudo fez sentido! Certamente, o PPGBioEvo e tudo que aprendi e vivi no programa foram essenciais para esta descoberta.

http://s.glbimg.com/es/ge/static/live/materia/img/double_quote.gif?a3be13243c10O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução da UFBA está de braços abertos para você. Volte sempre ao nosso sítio e faça parte de nossa comunidade!